sábado, 31 de maio de 2014

Pão e poesia

Este lance de idade é mesmo algo muito relativo
Depende do momento, depende da situação
Se for contar os anos desde o dia em que nasci, conforme certidão de nascimento registrada em cartório, tenho 43 anos
Mas se for pra dançar num baile a noite inteira de repente eu tenho 15 anos
Se for pra subir 8 lances de escada porque o elevador está quebrado alcanço os 90 anos num piscar de olhos
Pra tomar banho de mar sou sempre aquela garotinha de 10 anos que aprendeu a boiar com a avó paterna na praia de Paripueira
Se me encontro em frente a uma bacia de siriguela me pego do nada com 7 anos de idade
Se estou com as amigas a papear sem pressa, somos todas adolescentes incuráveis
Muitas vezes, quando eu me acordo em dia de domingo, me sinto com 70 anos
Pra encarar a doença que tão lentamente levou minha mãe, comecei com a idade que eu tinha, 42 anos, mas fui regredindo aos poucos e no seu último suspiro já estava com 7 anos de idade
Pra dar minhas aulas tenho quase sempre a idade matemática do tempo, mas às vezes me sinto atemporal
Pra escrever poesia não tenho idade, sou toda abstração
Mas pra ler poesia sou normalmente uma anciã de 100 anos
Idade é assim, depende de tanta coisa, não é só uma questão cartesiana de tempo contado, escapa à previsibilidade lógica da razão

Ana Luiza Fireman


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores